You are here

URBACT participa na 9ª edição do Fórum Urbano Mundial

05 February 2018

A nona edição do Fórum Urbano Mundial (WUF9), que terá lugar em Kuala Lumpur (Malásia) de 7 a 13 de fevereiro, será a primeira sessão a debruçar-se sobre a implementação da Nova Agenda Urbana adotada no Habitat III. O WUF9 será fundamental para alimentar substancialmente os inputs para o primeiro relatório da implementação da Nova Agenda Urbana.

O Fórum Urbano Mundial é um fórum de cariz técnica, não legislativo, convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Estabelecimentos Humanos (ONU-Habitat), que se realiza desde 2002.

O Fórum reúne uma ampla e diversificada gama de peritos. Os participantes do Fórum incluem, mas não estão limitados a, governos nacionais, regionais e locais, organizações não governamentais, organizações comunitárias, instituições de investigação e ensino superior, setor privado, instituições financeiras de desenvolvimento, fundações, media, organizações das Nações Unidas e outras agências internacionais.

É reconhecido como a principal arena global para a interação entre agentes de políticas, líderes de governos locais, organizações não governamentais e profissionais especializados no campo do desenvolvimento urbano sustentável e dos estabelecimentos humanos.

O tema do WUF9 "Cidades 2030, Cidades para Todos: Implementar a Nova Agenda Urbana", coloca o foco do Fórum na Nova Agenda Urbana como ferramenta e acelerador para alcançar a Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável .

A Nova Agenda Urbana foi adotada, em outubro de 2016, na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III em Quito (Equador), evento em que o URBACT participou. É resultado de um consenso único entre todos os estados participantes. O documento apresenta uma visão comum e padrões globais para o desenvolvimento urbano nas próximas décadas.

A Nova Agenda Urbana entra num momento crítico, quando pela primeira vez mais de metade da população mundial é residente em cidades. As cidades, se planeadas e bem geridas , tornar-se-ão a principal ferramenta para o desenvolvimento sustentável, podendo ser uma solução para muitos dos desafios que o nosso planeta hoje enfrenta. A Nova Agenda Urbana estabelece a visão para as futuras cidades com base na ciência do desenvolvimento urbano, fornecendo ferramentas em áreas cruciais.

O WUF9 oferece, assim, uma ótima oportunidade de conjugação dos esforços de todos os atores relevantes para deliberarem, identificarem e comprometerem-se a implementar soluções concretas para os compromissos transformadores propostos na Nova Agenda Urbana (que também estão totalmente alinhados com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável):

  • desenvolvimento urbano sustentável para inclusão social e fim da pobreza
  • prosperidade urbana sustentável e inclusiva e oportunidades para todos
  • desenvolvimento urbano ambientalmente sustentável e resiliente

O URBACT vai estar representado no WUF9 pelo seu diretor, Emmanuel Moulin, que irá falar nas seguintes sessões:

  • "Cidades que contribuem para a implementação da Nova Agenda Urbana através de Programa de Cooperação Urbana Internacional", quinta-feira 8 de fevereiro, 5: 30-7: 00 PM, Centro de Convenções de Kuala Lumpur, sala AFINUA
  • "Abordando a fragmentação socio-espacial na América Latina, no Caribe e na Europa: desafios partilhados, pontos de vista partilhados", sexta-feira 9 de fevereiro, 2: 00-3: 00 PM, Centro de Convenções de Kuala Lumpur, sala 408
  • "Abordagem participativa para o desenvolvimento urbano sustentável: como as cidades italianas estão a implementar a Nova Agenda Urbana através do URBACT", segunda-feira 12 de fevereiro, 6:00-7:00 PM, Centro de Convenções de Kuala Lumpur
  • "Agências Metropolitanas e Territoriais mobilizadas para o planeamento climático", terça-feira 13 de fevereiro, 9:00-11:00 AM, Centro de Convenções de Kuala Lumpur, sala 408.