You are here

Cidades orientadas para um futuro sustentável

17 April 2018
M T W T F S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 
 
 

A Direção-Geral do Território, o Pacto de Autarcas, o Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis e a Câmara Municipal de Torres Vedras promovem o seminário “Cidades orientadas para um futuro sustentável”, a ter lugar no dia 17 de abril, no Centro Pastoral de Torres Vedras

Este evento tem por objetivo abordar a temática do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, com particular destaque para a Agenda Urbana para a União Europeia, assim como para as iniciativas promovidas pelo Conselho de Municípios e Regiões da Europa acima mencionadas. Estamos convictos de que este evento constitui uma oportunidade para contribuir para o reforço das capacidades das autoridades locais portuguesas nestas matérias, nomeadamente, através da articulação de políticas e iniciativas locais, nacionais e europeias.

A Agenda Urbana para a União Europeia é um acordo intergovernamental firmado em maio de 2016 pelos 28 Estados Membros da UE, Noruega e Suíça, que pretende, através da constituição de parcerias temáticas, introduzir melhor regulação, melhor financiamento e melhor conhecimento nas áreas urbanas europeias.

O Pacto de Autarcas é uma iniciativa europeia lançada em 2008, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos, voluntariamente, em alcançar e exceder os objetivos da UE para o clima e energia. A iniciativa conta atualmente com mais de 7 000 municípios e regiões de 57 países, baseando-se nos pontos fortes de um movimento mundial multissetorial e no apoio técnico e metodológico oferecido pelos secretariados dedicados.

O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta de apoio à decisão, online e gratuita, que visa ajudar as cidades no planeamento, implementação e monitorização de estratégias integradas de desenvolvimento urbano sustentável. O principal objetivo é tornar as cidades mais verdes, inclusivas e atrativas. Esta ferramenta foi desenvolvida no seguimento da aprovação por parte dos Ministros da União Europeia responsáveis por políticas urbanas da Carta de Leipzig, em 2007.

O seminário inclui uma sessão plenária da parte da manhã e duas sessões temáticas da parte da tarde que decorrem em paralelo: a sessão A, dedicada ao Pacto dos Autarcas, e a sessão B, dedicada ao Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis.

O seminário é de entrada livre, ainda que sujeito a inscrição prévia. No ato da inscrição, os participantes são convidados a fazer a sua escolha entre a sessão A e a sessão B.

Saiba mais AQUI